Nosso Canal no Youtube
Veja nossos vídeos

Artigo: Treinar ou só formalizar?
Leia aqui

Artigo: 15 Mandamentos do Técnico de Segurança do Trabalho
Download aqui

PARA PENSAR


Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.

Deuteronômio: Capítulo 22, versículo 8


GOSTOU DO SITE?
Clique aqui
Se você gostou do nosso site indique para um amigo.

Identificação do Espaço Confinado

Por João Antonio Munhoz

Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Resumo da apresentação IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO CONFINADO


Autor: Químico Industrial João Antonio Munhoz


a) Entrada em espaços confinados – Introdução



Um espaço confinado, tendo acessos limitados, ventilação inadequada ou deficiente e não sendo previsto para presença humana contínua, representa sérios riscos à saúde dos trabalhadores que nele precisam penetrar para execução de trabalhos, rotineiros ou não.


Só nos Estados Unidos, mais de 300 trabalhadores morrem anualmente como resultado de acidentes ocorridos por entrada em espaços confinados.


A entrada nesses espaços exige uma autorização ou liberação especial. Virtualmente, qualquer ambiente industrial tem exemplos de espaços confinados. Nesses locais, somente pessoas treinadas e autorizadas podem ingressar. O empregador é o responsável por este treinamento, que deve ser repetido sempre que houver qualquer alteração nas condições ou procedimentos que não foram cobertos na sessão de treinamento anterior.


Antes do ingresso no espaço confinado, a sua atmosfera deve ser testada quanto à presença de riscos a fim de se tomarem as medidas de proteção necessárias à preservação da vida dos trabalhadores.


Os acidentes em espaços confinados, conquanto não tão freqüentes, quando acontecem, quase sempre têm conseqüências fatais.


2. Definições para Espaços Confinados


Algumas entidades normativas ou fiscalizadoras norte-americanas têm tentado definir os espaços confinados, resultando quase todas essas definições em conceitos muito semelhantes. Vejamos algumas:


ANSI  (American National Standards Institute) – 1989


“Uma área fechada com as seguintes características: sua função primária é qualquer uma que não seja ocupação humana; tem entradas e saídas restritas, e, pode conter riscos potenciais ou conhecidos”.


American Petroleum Institute


“Espaços confinados são normalmente locais fechados com riscos conhecidos ou potenciais e têm meios restritos de entrada e saída. Estes espaços não são bem ventilados e normalmente não são previstos para ocupação humana”.


 



NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health)


“Um espaço que por projeto tem: aberturas limitadas para entrada e saída, ventilação natural desfavorável que poderia conter ou produzir contaminantes perigosos no ar, e que não está previsto para ocupação humana contínua.


Há 3 classes de espaços confinados:


Espaços Classe A – aqueles que apresentam situações que são IPVS. Estão inclusos espaços que sejam  deficientes de oxigênio e/ou que contenham atmosferas tóxicas ou explosivas.


Espaços Classe B – não representam riscos imediatos à vida ou à saúde, no entanto, têm potencial para causar lesão ou doenças se medidas de proteção não forem tomadas.


Espaços Classe C – São aqueles em que qualquer risco é tão insignificante que nenhuma prática ou procedimento de trabalho seja necessária”.


OSHA – Occupational Safety and Health Administration


“Um espaço confinado é aquele onde se verificam todas as seguintes condições:


a) – é grande o suficiente e configurado de tal forma que um trabalhador nele pode entrar e desempenhar uma tarefa que lhe foi atribuída;
b) – tem meios limitados ou restritos para entrada e saída (tanques, vasos, silos, depósitos, covas); e,
c) – não foi previsto para ocupação humana contínua”.
 
 Há outras definições regionais nos Estados Unidos, mas como dissemos, assemelham-se muito com as acima explicitadas.
 
 3. Atividades típicas que exigem entrada em espaços confinados
 
d) Limpeza para remoção de lama ou outros dejetos,
e) Inspeção da integridade física e processo de equipamentos,
f) Manutenções tais como jateamento abrasivo e aplicação de recobrimentos de superfícies em subterrâneos com ou sem tubulações,
g) Instalações, inspeções, reparos e substituições de válvulas, tubos, bombas, motores em covas ou escavações,
h) Ajustes ou alinhamentos de equipamentos mecânicos e seus componentes,
i) Verificações e leituras em manômetros, painéis, gráficos ou outros indicadores,
j) Instalações, ligações e reparos de equipamentos elétricos ou de comunicações, instalações de fibras ópticas,
k) Resgate de trabalhadores que foram feridos ou que desmaiaram em tais espaços.
 
 Uma permissão para ingresso em espaços confinados foi criada pela OSHA em 1993. Trata-se de um conjunto de normas que começa pelos testes e monitoramentos ambientais.
 4. Condições ambientais nos espaços confinados
 
 Há três classes de problemas no ambiente de espaços confinados:
 
l) Concentrações inadequadas de oxigênio
m) Presença de gases e/ou vapores tóxicos
n) Presença de gases e/ou vapores inflamáveis.
 
 Alguns ambientes podem ter uma somatória dessas três condições de risco.
 
 A utilização de analisadores portáteis de gases é o primeiro passo para identificação desses riscos. A maioria deles tem condição de detectar mais de um gás e o mais típico deles mede: oxigênio, gás combustível, CO (monóxido de carbono) e H2S (gás sulfídrico). Outros gases também podem ser detectados, dependendo do caso particular de cada situação.
 
 Quando se trata de uma atmosfera remota antes da entrada num espaço confinado, utiliza-se uma sonda de teflon acoplada ao analisador de gás, para o processo poder ser executado do lado de fora, eliminado risco para os operadores. Executa-se o teste em diversos níveis porque o ar contaminado não é necessariamente igual em sua composição.
 
a. Níveis incorretos de oxigênio
 
 O problema mais comum com o ar em espaços confinados é a maior causa de mortes porque o ar possui pouco ou nenhum oxigênio. Os níveis de oxigênio na atmosfera normal se situam entre 20 e 21% em volume. Muitas pessoas já tiveram a experiência de viajar para localidades de grande altitude e sentiram fadiga ao desempenhar atividades normalmente simples como subir escadas.
 
 O percentual de oxigênio no ar é normal nesses locais mas há menos oxigênio porque há menos ar, por isso as pessoas sofrem o problema com suprimento inadequado de oxigênio. Sente-se dificuldade em respirar a níveis próximos dos 14% e confusões mentais aparecem aos 12%. Aos 10% há perda de consciência e aos 8% ocorre a morte. As normas da OSHA determinam um mínimo de 19,5% de oxigênio no ar. Na Europa, esse teor é 19%. No Brasil nossas normas aceitam 18%.
 
b. Gases e Vapores Inflamáveis
 
 Os gases, vapores ou poeiras inflamáveis constituem a segunda classe de risco. Tanques ou tonéis que armazenaram substâncias inflamáveis e estão sendo limpos ou sofrendo manutenção, podem conter traços ou concentrações elevadas dos produtos que lá estavam armazenados. O imite Inferior de Inflamabilidade (L.I.I.) pode ser atingido até antes de que se procedam medições ambientais. Antes do ingresso, tais ambientes podem ser inundados com gás inerte, que não suporta combustão, tal como o nitrogênio, num processo denominado inertização. Uma necessidade após a inertização, é medir o teor de oxigênio e decidir que não haja risco de explosão ou fogo, então deixa-se entrar oxigênio de volta ao ambiente durante o ingresso.
 
 É comum associar combustão com líquidos, esquecendo-se das poeiras combustíveis, mas estas podem se tornar uma séria ameaça. Silos contendo produtos de agricultura também podem explodir violentamente em presença de uma fonte de ignição. Como regra, níveis de poeiras suficientes para obscurecer a visão em 1,5m devem ser considerados perigosos.
 
 
c. Gases e Vapores Tóxicos


Finalmente, deve-se levar em conta também os vapores e os gases tóxicos. Conhecer suas concentrações ambientais antes de penetrar num espaço confinado ajuda a selecionar o método de testar esses ambientes, mas as preocupações não devem ser limitadas a esses produtos químicos. CO e H2S são gases tóxicos encontrados com freqüência e pesquisar esses e outros possíveis contaminantes é uma sábia precaução. Lembre-se de que muitas substâncias têm fracas propriedades de alerta (percepção pelo olfato).


5. Proteção Respiratória em Espaços Confinados


Um espaço confinado, pelas características que vimos acima, não permite que nele se penetre com respiradores purificadores de ar. Nesta classe se incluem as máscaras descartáveis, as peças semifaciais filtrantes e as faciais inteiras que utilizem filtros químicos ou mecânicos. Ora, os carvões ativados dos cartuchos poderão reter uma certa quantidade de gases e vapores, mas se as concentrações foram muito grandes, logo se saturariam, representando sério risco aos trabalhadores. Além disso, a falta de oxigênio não seria resolvida pelo uso desses cartuchos. O mesmo pode ser dito com relação a poeiras no ambiente.


O equipamento de proteção respiratória nessas áreas IPVS pode ser o equipamento com linha de ar, dotado de peça facial e cilindro auxiliar de ar comprimido para abandono da área. O ar respirador pelo trabalhador é o da linha de ar. No abandono desse ambiente, desconectando-se a mangueira de ar comprimido, abre-se a válvula do cilindro de abandono. Nessa situação, o usuário tem de 10 a 20 minutos de autonomia, dependendo do aparelho, para atingir área segura.


Um respirador autônomo de ar comprimido, de pressão positiva, com cilindro de ar de diversos tamanhos, também é um equipamento seguro para penetração e permanência em espaços confinados. É preciso atentar para a autonomia que o aparelho pode oferecer e observar os dispositivos de alarme que ele contém.


6. Bibliografia consultada


a) – “Respiratory Protection Handbook”, William H. Revoir e Ching-Tsen Bien, Lewis Publishers 1997.
b) – “Air Monitoring for Toxic Exposures – An Integral Approach”, Shirley A. Ness, Van Nostrand Reinhold 1991.
c) – “Basic Concepts of Industrial Hygiene”, Ronald Scot, Lewis Publishers 1997
d) – “Complete Confined Spaces Handbook”, John F. Rekus, Lewis Publishers 1994.
e) - Apostilas “Proteção Respiratória”, “Detecção de Gases” e “Carvões Ativados”, Air Safety Ind. e Com. Ltda.

Comente este artigo:
* Nome:
E-mail:
Publicar E-mail:Sim   Nao   
* Comentário:
O que está escrito na imagem ?
 
aparecida rodrigues aureliano - 21/10/2014 13:08
aparecidalj1@gmail.com
esse gas e comercializado sim ou nao e como faz pra tira ele de detro da cisterna
aparecida rodrigues aureliano - 21/10/2014 13:05
aparecidalj1@gmail.com
que gas que dar em cisterna que deixa a pessoa sem oxigenio e uma espesie de olho na pele
Antonio Carlos Fogça - 10/10/2014 08:29
fogaca.ts@uol.com.br
Muito bom tive um bom aproveitamento deste material
tiago lopes magalhâes - 09/10/2014 18:12
dctiagobatera@hotmail.com
sou tecn.de segurança quero estarpor dentro sobre segurança do trabalhador.
florisvaldo flores santana - 21/09/2014 18:53
Já tem, empresas Multinacional no Brasil, que tem Moegas, poços de elevadores que não são considerado espaços confinados... , mas estes antigos pessoas que trabalham neles deviam receber periculosidade, o que acham?
florisvaldo flores santana - 21/09/2014 18:52
Já tem, empresas Multinacional no Brasil, que tem Moegas, poços de elevadores que não são considerado espaços confinados... , mas estes antigos pessoas que trabalham neles deviam receber periculosidade, o que acham?
João A. Munhoz - 03/07/2014 11:40
munhoz@freenet.de
Ocupação humana contínua são áreas de local de trabalho diário de pessoas, como: escritórios, fábricas, lojas, e muitos outros locais. Diferente dos espaços confinados onde só entramos para permanecer o tempo suficiente para realização de alguma tarefa.
Danilo Botelho - 12/06/2014 09:00
Certo! No entanto, o que não é claro e que até agora não consegui nenhuma literatura a respeito, é no que tange ao conceito do que é "Ocupação Humana Contínua". Se tiver alguma literatura que conceitue isto, por favor, nos informar. Parabens!
Carlos Cabral de Araujo - 19/02/2014 01:09
cca1@oi.com.br
Trabalho simples porem de grande valia para leitura e repassar em sala de aula
Bruno Vianna - 10/02/2014 14:03
brunoviannasilva@gmail.com
Galera, Alguem tem um material de espaço confinado para escavações. Tenho problema com uma escavação de 4 metros de profundidade. Alguem poderia me ajudar manda um email ai?
SEVERINO TAVARES DO AMARAL - 23/01/2014 15:56
amaral-tecseg@hotmail.com
O conteúdo da matéria é de profícuo valor didático/pedagógico. Cônscio, estou, de que muito contribuirá para agregar valor de conhecimento a todos que dele possa usufruir. Ao autor, meus parabéns!
José Aparecido Souza - 05/01/2014 15:44
j.aparecidotst@gmail.com
Caro colega João Antonio, Trabalho no ramo de poliuretano, temos uma cabine de jateamento com granalha de aço, medias 5,00m x 4,00m x 2,50m de altura, uma porta se serviço de 2,50m largura e outra individual tamanho padrão. Ambas ficam fechadas e o operador permanece em torno de 5 horas por dia jateando peças, utiliza capacete com ar mandado. Conforme texto publicado acima não consegui caracterizar como espaço confinado. Você pode dar a sua opinião? Obrigado.
Alfredo Nicolini - 30/12/2013 09:40
soares.2000@gmail.com
Assunto abordado com maestria. Leia-se sempre a NR 33 para complementar e adquirir mais conhecimentos.
marcos santos - 01/12/2013 06:16
marcossantos_62@yahoo.com.br
Bom dia, achei muito bom o material acima, gostaria de saber se tem como mandar por E-mail algum mateial que possame passar mais conhecimento, desde já diexo meus agradecimento, um abraço.
SERGIO LUIS / ALEX NEVES - 19/11/2013 05:25
seg.trabalho@frangoouro.com.br
Bom dia, o material acima é muito bom, gostaria de saber como que faz cadastro de espaço confinado do estabelecimentos, temos que fazer mais estamos em duvidas, e tambem procedimentos para trabalho em espaços confinados. Um abraço.
George Magalhães - 12/11/2013 16:24
Finalmente eu gostara de saber se podemos considerar que há três níveis de espaços confinados, ou seja, nivel I, II e III e quais são?
SEVERINO TAVARES DO AMARAL - 03/11/2013 13:48
amaral-tecseg@hotmail.com
Prezado Dr.João Antonio Munhoz Material didático/pedagógico de profícuo valor. Cônscio estou de que a matéria em lide editada por V.Sa. irá agregar substancial valor para o desenvolvimento técnico/profissional de muitos que dela tiverem conhecimento e a leiam. Parabéns!.. SEVERINO T. DO AMARAL Tec. Seg. Trab. e Cons. Técnico
Luiz Sergio - 30/10/2013 18:33
lsalvorada@yahoo.com.br
Olá. Em um treinamento o instrutor falou que somente o técnico de segurança pode fazer liberação de trabalho em espaço confinado, portanto o TST deve ser o supervisor. Ele disse que isso é uma exigência da NBR 14787, existe alguma informação sobre isso? obrigado.
Luiz - 10/10/2013 19:28
Pergunta - No item 33.3.3.1 da NR 33 o que posso considerar como "A Permissão de Entrada e Trabalho é válida somente para cada entrada", caso eu tenha um equipamento com várias bocas de visitas seria uma PET para cada boca de visita? ou para cada entrada de trabalhadores para executar determinados trabalhos? essa única PET poderia ser para todas as bocas de visitas? o vigia seria único ou cada boca de visita teria um?.
Luiz - 10/10/2013 19:12
Pergunta - Considero sempre espaço confinado quando eu tiver todas as condições descritas na NR 33?, caso eu tenha duas poderia considerar como tal? e por que?
Deise - 07/09/2013 08:28
Posso colocar um exaustor numa profundidade de aproximadamente 20 metros de altura, e não utilizar o autônomo
VALTER ROCHA - 05/09/2013 11:25
valterlj@ig.com.br
Tenho medidores de gases (4 gases) e outros para monitorar e liberar espaços confinados. Valter Engº de Segurança do Trabalho
Jéssica - 27/07/2013 13:56
Gostaria de saber se cabine de pintura eletrostática é espaço confinado? Obrg
Cesar Oliveir Ferreira - 26/07/2013 14:23
cesar.ferreira.ext@lafarge.com
Ha alguma restrição legal em aplicar a clasificação da NIOSH em espaços confinados no brasil?
ALESSANDRO PILONETTO ALVES - 22/07/2013 19:04
O assunto é bem resumido e tem um conteudo muito bom.
JOSIENE SOUZA FORTUNATO - 22/07/2013 15:25
josiene.fortunato@hotmail.com
Adorei o resumo sobre identificação dos espaços confinados, gostaria de saber mais de como identificar espaço confinado, sou formada em tst, e me interesso muito pelo assunto. Desde ja agradeço, Josiene meu email: josiene.fortunato@hotmail.com
Fábio Diniz - 18/07/2013 18:14
ffdiniz@ig.com.br
Na empresa em que eu trabalho temos um local chamado PIT de teste, onde realiza-se testes hidrostáticos e a gás, estamos em dúvida se é espaço confinado, onde posso conseguir ajuda para esclarecer?
José Luiz - 21/06/2013 23:23
Sr João bom dia, em qual norma é encontrado essas três classes de espaço confinado. Essas não estão na NR-33 e também não as encontro na ABNT. Seria possível essa informação, desde já fico-lhe grato e aguardo uma resposta.
ALOYSIO - 31/05/2013 16:45
aloysionobre@hotmail.com
bbbbbbb
Marcílio Sant Ana - 18/05/2013 04:32
Não observei em vosso artigo, quanto tempo podemos respirar o ar comprimido(armandado) durante os serviços em espaço confinado.
bianca - 14/05/2013 13:57
bianca.dasilva@hotmail.com
Maravilhoso o site, adorei
andesskley cardoso teodoro - 01/05/2013 12:51
anderkley.07@hotmail.com
ola Na empresa tem tanque de álcool que eles nem limpa então eu posso considerar como um espaço confinado em meu relatório que estou fazendo para a empresa ??? sem mais Obrigado.
edmilson - 16/04/2013 21:04
muito bom. Já existe programa de gestão para espaços confinados?
carlos - 12/04/2013 07:44
karlynhos22@hotmail.com
muito bom o texto, mais gostaría de saber todas as profissões em espaço confina, desde já agradeço.
Wilton Célio - 12/04/2013 05:58
Trabalho na construção pesada, gostaria de saber se a obra para construção de um túnel com 320m comprimento é considerado espaço confinado ou é restrito?
willian de Souza - 29/03/2013 15:34
willian_seg_tst@hotmail.com
Trabalho na Civil e gostaria de ajuda sobre o gas metano pois trabalho com tubuloes e na abertura tem muito aterro lixo provavelmete queria uma forma de inertizar.
Maria Eliza - 11/03/2013 07:09
Bom dia, adorei o artigo! estou fazendo meu trabalho de tcc relacionado a espaço confinado. O senhor teria link´s relacionados a espaço confinado para enviar para mim? Desde já agradeço Maria Eliza
CARLOS kENNEDYYY - 14/02/2013 17:20
VIASÃO@YAHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.COM
yO sOE byba
Marcos Mikael - 13/02/2013 05:54
mrsmikael@gmail.com
Bom foi falado de maneira abrangente da Nr 33. Mas que é habilitado pra realizar o treinamento eu como Técnico de Segurança do Trabalho posso realizar esse treinamento?
helio jose de oliveira - 27/12/2012 05:18
wwwheliojose.tst@hotmail.com.br
nos espaço confinados não pode haver falta de atenção, do vigia e de todos os colaboradores durante todo o tempo em que estiver, executando uma tarefa, espaço confinados uma area de alto risco.
helio jose de oliveira - 21/12/2012 04:00
wwwheliojose.tst@hotmail.com.br
espaço confinados e muito complicado, portanto temos que seguir a nr,33 corretamente.
viviane moura - 30/11/2012 12:21
ótima matéria . foi de bom esclarecimento para mim que estou fazendo técnico de segurança do trabalho.
edinaldo monteiro ramos - 26/11/2012 18:16
edinaldomonteiro@rotmail.com
este e´ o meu email
WILSON AURÉLIO - 20/10/2012 08:18
Interessante este artigo e gostaria de saber se um fosso revestido de piso e paredes de argamassa, medindo 10,00 m de profundidade, 3,00 de largura e 2,5 de altura, aberto em sua parte superior e contendo escada até o fundo, é considerado AMBIENTE CONFINADO?
Larissa Costa - 27/09/2012 14:33
larissa.costa.silva@hotmail.com
ds*****@hotmail.com
CLODOALDO - 26/09/2012 17:04
clodoaldotstec@hotmail.com
ARTIGO INTERESSANTE AINDA MAIS NOS DIAS DE HOJE COM O BRASIL BOMBANDO.
Renata cristiane - 18/09/2012 17:30
crys.nata@hotmail.com
adorei me ajudou muitos
Sidney de Souza Gonçalves - 07/08/2012 20:35
sidney.gon@globo.com
O artigo é muito esclarecedor, mas em minha pesquisa faltaram alguns gases toxicos, alem de monóxido de carbono e gás sulfídrico. mas valeu.
Mauro - 30/07/2012 16:56
Mstavares2009@hotmail.com
Excelente.......... Vcs estao nota 1,00000000 grato:MAURO TAVARES
Mauro Sergio Tavares - 17/07/2012 06:53
mstavares2009@hotmail.com
Parabéns pelo o excelente trabalho, é uma pena que muitos contratantes não age da maneira correta com colaboradores.
cassiano da silva simplicio - 12/07/2012 12:03
estudo muito bom pratico e bem detalhado das condições de trabalho em espaços confinados.
Romeu - 10/06/2012 22:32
Gostaria de saber quem pode dar o curso da Nr33 ?se o téc. de seg. trabalho pode ministrar esse cuso e emitir i certificado
CLODOALDO - 06/06/2012 20:38
clodoaldotstec@hotmail.com
gostaria de um artigo completo a respeito de trabalho em altura e espaço confinado sou aludo do senac curso TST.
Elisângela v. m. felix - 29/05/2012 16:10
elisangelafelix29@yahoo.com.br
Parabéns,por ocupar seu precioso tempo,se preocupando não somente com a sua vida mais de outras pessoas.toda a sua dedicação tem recompensa do céu.me ajudou bastante ,obrigada.futura técnica em segurança
Josir - 21/05/2012 11:26
josirfs@hotmail.com
gostaria de saber se pé de elevador com 1 m de profundidade é espaço confinado
Josir - 21/05/2012 11:26
josirfs@hotmail.com
gostaria de saber se pé de elevador com 1 m de profundidade é espaço confinado
João Roberto Barros de Sousa - 17/05/2012 20:34
jroberto_sousa@hotmail.com
Excelente o Tema Escolhido!!!Pelo Fato de Muitas Pessoas Que Trabalham em Empresas Que Não Da Muita Importância a Segurança de Seus Trabalhadores,e Por Isso Nunca Se Quer Ouviram Na Vida Falar De Espaço Confinado. sempre que possível pode me enviar I-mails.Futuro Técnica De Segurança Do Trabalho
Reiri Pereira Maciel - 05/05/2012 18:05
reiri_tst@hotmail.com
É de muito Aproveitamento.Muitas pessoas não saber o que é o Espaços Confinados,você esta de parabéns pela matéria,Sempre que for possivel me envia E-mails sobre as Imformações Técnico de Segurança do trabalho,desde de ja agradeço.
BIANCA - 03/05/2012 11:58
Bom dia! Gostaria de saber qual o limite de tolerância para H2S, mudou?
Rosimeire - 22/04/2012 20:19
sua interpretação sobre RAC 06 esta legal mas para pessoas iniciando o curso esta um pouco formal, mas para técnicos formados esta bem original, sempre que possível pode me enviar I-mails. futura técnica de segurança do trabalho
LUIZ EMÍLIO CONRAD - 11/04/2012 10:47
luizemilio.sesi@sistemafieg.org.br
òtimo artigo, elucidativo, linguagem acessível e informativo.
solon leandro dos santos - 09/04/2012 18:46
leandro.seg_2008@hotmail.com
MUITO BEM EXPLICADO, IMPORTANTE SABER,
VIVIANA PATRICIA DE OLIVIERA - 04/04/2012 14:10
VIVIANAPATY2010@HOTMAIL.COM
BOA TARDE!SOU ESDUTANDE DO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE FINAL DE CURSO,E GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇOES SOBRE ESPAÇO CONFINADOS .ESTOU A PROCURA DE ESTÁGIO
solon leandro dos santos - 04/04/2012 07:18
leandro.seg_2008@hotmail.com
complemetando, sou técnico em segurança e a informação é prevenção
solon leandro dos santos - 04/04/2012 07:15
leandro.seg_2008@hotmail.com
EXCELENTES INFORMAÇÕES, A MATÉRIA É PROVIDENCIAL, NESSA HORAS A PREPARAÇÃO FAZ A FIFERENÇA, VIDAS, O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ TODA PREVENÇÃO É NECESSÁRIA
Juliana - 03/04/2012 10:19
muito bom!
kledir - 02/04/2012 19:52
Muito bom!!!
Cledson Amaral - 02/04/2012 13:21
Boa Trade Srs. Na forma legal, que pode ministrar o curso de NR 33. Abs. Cledson Amaral
ALEX ALVES DE OLIVEIRA - 31/03/2012 20:18
alextst2009@hotmail.com
otimo artigo,muito proveitoso
katia cilene de souza duarte - 28/03/2012 09:15
katia-duarte2010@hotmail.com.br
otimo artigo, muito proveitoso sou tecnica de segurança e estou sempre buscando informaçoes.
Malu Mascarenhas Reis - 23/03/2012 16:41
malumreis@gmail.com
Boa tarde pessoal, A minha dúvida é: Havendo apenas um dos caracteres, é mesmo assim considerado espaço confinado?
fabiane santana da silva - 18/03/2012 16:52
santanafabiane@ig.com.br
Artigo muito bom ...
Rosmere Rodrigues - 14/03/2012 09:54
rosmere@gmail.com
Muito bom o artigo, parabéns.
Taylon Soares de Moraes - 12/03/2012 19:41
Taylon_pancadao@hotmail.com
Muito bom esse artigo,gostei muito..
roberto - 08/03/2012 19:00
roberto.santana@granol.com.br
Achei otimo, este artigo!!! Att
Cristiano Cunha - 22/02/2012 20:20
lobao_ccs@hotmail.com
Gostei, muito bem colocado as definições de espaço confinado. Trabalho na área de segurança do trabalho e para mim quanto mas bem esclarecido os assuntos melhor será minha atuação quanto TST fiscal.
afranio - 11/02/2012 00:04
afrdelta@hotmail.com
muito bom... gostei mesmo! bem enriquecedor e quanto mais informaçao melhor. valeu! manda pro meu e-mail vai. SOBRAL- CE CONCLUINDO O CURSO DE TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, PELO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ-"IVA" E A PROCURA DE ESTAGIO...
Janice - 08/02/2012 16:14
janicezc@yahoo.com.br
O curso de supervisor de espaço confinado tem validade, precisa ser realizado um novo treinamento a cada 12 meses ou periodo maior?
Carlos Cabral de Araujo - 05/02/2012 20:02
cca1@oi.com.br
excelente comentario
jose ildo - 04/02/2012 17:05
Muito completo ,gostei muito. gostaria de saber qual o criterio para medicao de gas e oxigenio em espaco confinado.O detector de gas para medicao tem que ser aprovado pelo IMETRO ou apenas ter uma certificaçao rastreavel ?
cicero roberto - 31/01/2012 17:24
betojack@hotmail.com
vc e bem informado sobre espaço confinado parabens
cicero roberto - 31/01/2012 17:22
betojack@hotmail.com
vc e bem informado sobre espaço confinado parabens
Wilson Alves Barbosa Filho - 31/01/2012 16:05
wilson.barbosa@valefert.com
Esse questionamento foi feito em abril de 2011 e não recebi a resposta, creio que meu email ficou errado. Quanto ao tema, sempre oriento nos treinamentos que no Brasil devemos seguir os preceitos da NR33 que é quem regulamenta as atividades nos espaços confinados, e não seguir como padrão normas internacionais, o que diz a respeito?
Wilson Alves Barbosa Filho - 31/01/2012 12:58
wilson.barbosa@valefert.com
Esse questionamento foi feito em abril de 2011 e não recebi a resposta, creio que meu email ficou errado. Quanto ao tema, sempre oriento nos treinamentos que no Brasil devemos seguir os preceitos da NR33 que é quem regulamenta as atividades nos espaços confinados, e não seguir como padrão normas internacionais, o que diz a respeito?
mariosergio - 30/01/2012 17:32
mariocesario@hotmail.com
muito bom o artigo ,parabéns.
marcio oliveira - 25/01/2012 07:31
marciono88@hotail.com
Arquivo muito bom
Luiz Espínola mArtins - 07/01/2012 19:42
espinola.luiz@gmail.com
O material acima apresentado, por se tratar de um resumo, ela está simples e de fácil entendimento. Se o objetivo é otimizar quantidade e sublinhar a qualidade, o seu objetivo foi alcançado. Parabéns pelo material. Sou téc. de Segurança e Resgatista.
Gabriela Rodrigues - 07/01/2012 14:01
gabrielarodriguesamaral@yahoo.com.br
Muito bom...
Karla Souza - 04/01/2012 16:39
karlamufpa@bol.com.br
Boa tarde. Sou Enga. química e de seugrança do trabalho e recentemente egressei como responsável técnico de uma empresa da área de limpeza de caixas dáguas e cisternas e um técnico de uma empresa que prestamos serviços solicitou a medição da % de gás nestas limpezas. Quais os devidos procedimentos nestes casos? PARABÉNS PELO ARTIGO!!!
Reiri Pereira Maciel - 01/01/2012 14:32
Ola Boa Tarde! o meu nome é Reiri e eu gostaria de saber ser vcês tem algumas Imformações sobre limpeza em cisterna imdustrial,É um espaço confinado muito grande.Eu gostaria de como manejar a limpeza nesta cisterna,Desde de Já Agradeço.
srgio mendes - 13/12/2011 17:06
sergioperitojudicial@r7.com
gostei muito da explicação e gostraia de receber, mais informasções para o email acima, obrigado, sergio.
Katiuscia Araújo - 13/12/2011 13:21
katty_kajaty@hotmail.com
Muito boa a explicação, podem mandar no meu e-mail, mais informações Att; Katiuscia
Renato padilha - 12/12/2011 20:37
renato-padilha@uol.com.br
Oi. Gostaria de saber se forros são caracterizados como espaços confinados, mesmo com os níveis de oxigênio estar dentro dos 21% e ter rota de fuga.
Eber Teixeira de Souza - 06/12/2011 18:59
Preciso de epis para locais confinados.
o artigo é muito bom - 02/12/2011 12:38
adilsonpedrotst@hotmail.com
Boa tarde,eu estou cursando segurança do trabalho já estou terminando o curso,tem alguma coisa mais sobre espaço confinado? meu tcc é sobre a NR 33. Abraços no agurdo,
bruno - 30/11/2011 14:02
brunootst10@hotmail.com
ola sou estudante do curso técnico de segurança, e estou estagiando e esse artigo e muito importante e um suporte parra que esta começando a carreira profissional com técnico de segurança.
edgar silva de melo - 23/11/2011 22:57
seguranca@jatoforte.com.br
trabalho na área naval, e gostaria de saber qual é o profissional e qual a habilitação que ele tem que ter para dar um curso de espaço confinado para trabalhadores em geral! abraços
leandro gomes - 22/11/2011 13:27
leandroderley@hotmail.com
óla estou fazendo tst gostaria de receber algumas coisas novas sobre tsts
André Luiz - 08/11/2011 23:11
luizwy@ig.com.br
Trabalho na área de Refinaria á 10 anos e ainda não é realmente conhecido o Espaço Confinado e o Hidrojateamento nas conversões salarial. Petrobras Reman, Manaus.
Alexandre de Oliveira - 07/11/2011 18:28
alexandre-sst@hotmail.com
Existe algum documento que o técnoco ou engenheiro faz para atestar que 0 espaço é confinado?
barbara ribeiro - 02/11/2011 20:15
babi_linda_90@hotmail.com
muito bom esse material sobre espaco confinado.
sidneia de oliveira - 30/10/2011 21:28
conhecimento muito bom eu ´pude tirar minhas duvidas e aprender mas , como fazer uma conclusão dentro desse assunto obrigado
Giselle - 24/10/2011 09:45
Gostaria de receber mais comentarios a respeito, trabalho na área e estou muito interessada.
ramiro correia santos - 19/10/2011 22:54
ramiro-csantos@hotmail.com
muito bom sobre esse comentário de espaços confinados,eu estou fazendo um curso de técnico de segurança do trabalho,e preciso muito desses comentários. esses boletim vai ser muito util pra mim então mim manda si vc estiverem algumas novidades.
Mario Sergio s. Rodrigues - 19/10/2011 14:52
mario.rodrigues@aprimor.com
Materia muito importante principalmente para as pessoas que tem pouco conhecimento deste assunto parabens
Mario Sergio s. Rodrigues - 19/10/2011 14:47
mario.rodrigues@aprimor.com
Materia muito importante principalmente para as pessoas que tem pouco conhecimento deste assunto parabens
rone - 16/10/2011 11:36
roneeletricista@hotmail.com
esta orientacao e muito boa
wellington soares dos santos - 08/10/2011 13:27
c0205245@vale.com
o artigo é muito bom estão de parabéns, gostaria de montar um crachá com os parâmetros de + e - de O2, Co, H2S e LII tem como me ajudar?
Vilella - 03/10/2011 00:21
-Pessoal muito bom dia, Gostaria de saber se vocês têm um modelo/lista e/ou check list para caracterização de um espaço confinado. -Gostaria de saber também se vocês ministram cursos de NR-33 40 h/a. Grato. Aguardo!!!
joelson andrade santos - 02/10/2011 07:03
joelson-as@hotmail.com
"muito bom".
claudia maria - 27/09/2011 06:55
claudai-maria-silva@hotmail.com
olha eu estou dando essa ideia porque é importante que as pessoas saibam o perigo que é se vc nao conhecer bem o que esta fazendo é tambem evita mais riscos a populaçao ok, eu morro em Recife até breve.
claudia maria - 27/09/2011 06:53
claudia-maria-silva@hotmail.com
eu gostei muito porque esclareceu mais sobre sobre esse assunto que eu nao tinha muito conhecimento é eu espero aprender mais cmo essas informaçoes olha eu quero que vc mande me imformar sempre que tiver alguma coisa nova a respeito desse material.
claudia maria - 27/09/2011 06:44
eu estou cada vez mais interrresada em saber mais sobre espaço confina é importante agente estar por dentro principalmente eu que estou fazendo segurança do trabalho.
Miguel Osny da Silva - 23/09/2011 20:27
mos@uol.com.br
Gostaria de saber sobre curso de Instrutor de espaço confinado. Se os senhores ministram este treinamento.
veronica vieira da silva - 22/09/2011 18:42
veronica.viera@yahoo.com.br
Mt bom... posso receber mais informações??
Everton - 22/09/2011 14:04
Quem pode dar treinamento de espaço confinado?
leandroismaelheck@hotmail.com - 14/09/2011 19:24
leandroismaelheck@hotmail.com
Caro Alexandre, sim dentro do balão da betoneria é espaço confinado clássico. Medidas, devem ser tomadas as medidas da nr 33, Treinamento, avaliação, vigia e PET. Mas em geral, necessecita, uma avaliação ambulatorial do trabalhador que vai entrar, pressão e batimentos no mínimo, um estudo de como retira-lo em caso de desmaio... (deixa-lo conectado em uma corda), protetor auricular, respirador pff 1 - descartável pode ser, epis básicos que utilizaria na atividade fora do espaço confinado com a adição do cinto de segurança, para um possível resgate, e um exaustor com mangote devido a poeira que irá gerar, deixar o caminhão em uma sobra!!! Alexandre de Oliveira - 16/08/2011 17:30 alexandre-sst@hotmail.com Gostaria de saber se na limpeza de concreto utilizando rompedor, dentro do balão da bitoneirta caracteriza espaço confinado e quais os epis e medições para esse caso?
robson Dias França - 13/09/2011 11:35
robson.franca@veoliawater.com
Muito boa matéria desde a sua explicação até seu conteúdo apresentado, com muias informações significativas. Se possível gostaria de receber mais informações sobre este tema e outros também.
Carlos Grillo - 13/09/2011 10:40
Excelente matéria gostaria de ficar sempre atualizado, pois, sou técnico em segurança do trabalho e quanto mais informação melhor será a prevenção. Qualquer novidade por favor encaminhem para o meu e-mail, assim como filme de treinamento, etc. Obrigado.
Sesaro Tomaz de Magalhães - 26/08/2011 11:27
A matéria é de exelente qualidade, foi muito bem explicada. Entendi muito bem o que é espaço confinado. Gostaria de receber outras informações sôbre o assunto. Muito obrigado.
claudiana - 22/08/2011 23:47
claudianarayo@hotmail.com
oi, muito bom! estou cursando tec em segurança do trabalho, pois tenho duvidas sobre espaço confinado. Quando tiver contéudo novo por favor mande no meu email. obrigada!
william barbosa menodonça - 17/08/2011 11:23
williambmendonca@hotmail.com
bom dia. gostei deste artigo, tanto que gostaria de receber informaçoes pertinentes a segurança.
Alexandre de Oliveira - 16/08/2011 17:30
alexandre-sst@hotmail.com
Gostaria de saber se na limpeza de concreto utilizando rompedor, dentro do balão da bitoneirta caracteriza espaço confinado e quais os epis e medições para esse caso?
edson - 03/08/2011 17:18
edbomoliveira@live.com
gostaria de saber procedimentos de segurança do trabalho em espaço confinado para limpeza de caixas d´água
BARBOSA - 23/07/2011 14:27
marauder.800@hotmail.com
Parabéns pelo conteúdo, porém tenho uma duvida com a qual ainda não encontrei resposta. O supervisor permanece durante a execução da tarefa? E quanto aos equipamentos de salvamento tipo"tripé" permanece montado durante todo o processo?
marcos luis assenção gomes - 23/07/2011 11:54
socram_luis@hotmail.com
Muito bom mesmo espero, e peço para quando vcs tiverem novidades que mandem para o meu email, por favor agradecido.
antonio - 18/07/2011 15:52
antoniojsilva36@hotmail.com
espaço confinado
gladyston - 16/07/2011 16:51
gladystonf@yahoo.com.br
O curso para supervisor de espaço confinado possui validade ?
lucio diniz da gama - 15/07/2011 19:09
lucinho72@hotmail.com
quando agente pode entra no espaço confinado
vanda - 15/07/2011 18:57
Gostaria de informações e procedimentos de segurança para um ambiente que eu considero confinado, onde eventualmente entra o eletricista ou o operador de projeção de cinema.
Marlos Marques - 04/07/2011 11:20
marlosmas@hotmail.com
gostaria de saber se existe alguma norma especifica para espaco confinando em embarcacoes.
sirlene pacheco colaco - 04/07/2011 01:23
sirlenepachecocolaco@yahoo.com
Gostei pois ser ler com atenção esclarece muitas duvidas e eriquece nosso conhecimento POIS TECNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO E TEM ASSUNTO QUE NUNCA TINHA VISTA COM TANTA CLAREZA
sirlene pacheco colaco - 04/07/2011 01:21
sirlenepachecocolaco@yahoo.com
Gostei pois ser ler com atenção esclarece muitas duvidas e eriquece nosso conhecimento POIS TENICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO E TEM ASUNTO QUE NUNCA TINHA VISTA COM TANTA CLAREZA
sólon - 30/06/2011 09:40
leandro.seg_2008@hotmail.com
RETIFICANDO: BEM ENRIQUECEDOR, BOM MESMO, PASSO A PASSO, GOSTEI DOS ESCLARECIMENTOS
SÓLON - 30/06/2011 09:38
leandro.seg_2008@hotmail.com
BEM ENRIQUECEDOR, BOM MOESMO, PASSO A PASSO, GOSTEI
Eduardo - 15/06/2011 20:00
Gostaria de saber se poderia liberar um serviço considerado "a frio" em Espaço confinado (tanque de armazenamento), com concentrações elevadas de explosividade, com o sistema de ar mandado (Arcofil)??
dioser - 13/06/2011 14:41
diosernb@hotmail.com
muito bom. Gostaria de saber mais sobre espaço confinado pois estou terminando meu técnico em segurança do trabalho .Obrigado
roberto carlos - 29/05/2011 08:57
rcaguiar.ms@hotmail.com
como técnico em segurança do trabalho sempre me depara com situações em que trabalhadores acessando espaços sem uma análise mais detalhada do local. infelizmente ainda existem supervisores, encarregados e lideres, que por pressa na produção acabam colocando vidas em jogo em situação de risco grave e iminente. gostei muito do material.
djalma dos santos - 26/05/2011 17:47
esse ensinamento e muinto intereçante para mim q tenho o curço de entrada em espaço confinado e para quem pretende atuar nessa area
Tamires Mendes Pereira de Souza - 25/05/2011 12:00
tamiresseg@yahoo.com.br
Gostaria de saber mais sobre espaço confinado, poderia me enviar por email??? Obrigada
Valcir Faria - 19/05/2011 17:17
valcir.souza@br.roca.net
Muito bom para treinamentos.
Mylene Caldas - 18/05/2011 10:54
Gostaria de saber qual o limite do monóxido de carbono em espaço confinado, e como é realizada a medição? Tem alguma legislação pertinente? Ótimo trabalho, gostei muito.
GILBERTO - 09/05/2011 14:04
Existe alguma legislação que fale sobre os trabalhadores que trabalhem em espaço confinado (setor de energia) usem identificação "bottóns"?
Priscila - 08/05/2011 18:51
sst.pri@gmail.com
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER O QUE A DEFICIÊNCIA (<,>) DE O2 CAUSA NO TBDOR (%) NO ESPAÇO CONFINADO.
Priscila - 08/05/2011 18:49
sst.pri@gmail.com
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER O QUE A DEFICIÊNCIA (<,>) DE O2 CAUSA NO TBDOR (%) NO ESPAÇO CONFINADO.
Luiz Carlos Marcelino - 08/05/2011 14:15
luizcarlos362009@hotmail.com
Gostei muito do material, e a colocação de cada item. Para se trabalhar em espaço confinado a pessoa alem de habilitada tem que ser muito responsavel..... gostaria de receber esse material por email. obrigado
Andressa Hoffmann - 05/05/2011 09:39
hoffdessa@hotmail.com
Bom dia, poderia me envia por e-mail este trabalho.
luis - 26/04/2011 10:31
luiscca@gmail.com
pode me mandar tambem por email
luis ts cursos - 26/04/2011 10:30
tscursos@tscursos.com.br
sabe quem tem bem barato 4 gases e ou oximetro para vemder pode ser ate estragado www.tscursos.com.br
antoniomarciodasilvachaves - 26/04/2011 02:40
ant.marciochaves@hotmail.com
muito bom.
shirley conceição monagatti - 16/04/2011 12:18
monagattishirley1@hotmail.com
Por favor preciso de sua ajudar em uma pergunta. Conforme a NR-33, quantos níveis do espaço confinado devemos medir antes da entrada, quais são os gáses medidos pelo detector de gás e seus respectivos níveis determinados pela normas? Aguardo sua resposta, desde já fico muita agradecida, Shirley
lucasfagato@hotmail.com - 14/04/2011 09:07
lucasfagato@hotmail.com
meu nome e lucas gomes é só bombeiro civil e moro em teixeira de freitas na ba.Como bombeiro minha especialidades e como indertifica gas e vazamento e da uma resposta clara é justa.Um abrço de lucas gomes bombeiro civil.....
lucasfagato@hotmail.com - 14/04/2011 08:57
lucasfagato@hotmal.com
espaço confinado tem que coias que homem tem que bastante responsabilidade em liberação em espaço confinado.....
Wilson Alves Barbosa Filho - 11/04/2011 16:38
wlson.barbosa@valefert.com.br
Quanto ao tema, sempre oriento nos treinamentos que no Brasil devemos seguir os preceitos da NR33 que é quem regulamenta, e não seguir como padrão normas internacionais, o que diz a respeito?
gelson - 09/04/2011 12:26
gelsonvilmar@hotmail.com
quero saber se tecnico em segurança está habilitado pra dar este tipo de curso
Alex Santos - 23/03/2011 22:37
negovisk@ig.com.br
Fiz o curso de proteção respiratória com O Prof° Munhoz, realmente ele tem conhecimento para falar sobre o assunto.Muito bom !!!
Edward Trevisan - 23/03/2011 14:37
edward.trevisan@cosan.com.br
o testo é muito bom, porém preciso de uma definição; quem puder me esclarecer, agradeço. Pergunto: Para que seja caracterizado como espaço confinado - de acordo com a NR 33) é preciso estar as situações conjuntas?
Claudio Ramos Silva - 19/03/2011 12:30
claudio_ramos@globo.com
Gostei do texto, muito bem resumido. é possível enviar por email esse trabalho.
lucas - 04/03/2011 07:35
meu nome e lucas e sou bombeiro espaço confindo onde estão os gas mais perigosos...ñ vasile em espaço confinado..
LUCIANA - 02/03/2011 19:31
LUCIBS@hotmail.com
gostaria de saber quem estar habilitado para dar esse curso se é o engenheiro,se ele precisa ter algum curso especifico
Janete Santos - 25/02/2011 20:23
Boa noite, Qual a possibilidade de ter acesso ao treinamento de Segurança com Máquinas e Equipamentos e Prevenção de Queda.
cleo miranda - 17/02/2011 15:27
cleo_mms@hotmail.com
muito bom os esplicativos,muito bem resumido, encontrei tudo que precisava para darum seminario no meu curso de t.em segurançe do trabalho... adorei
edercy marinho - 17/02/2011 08:17
ems-silva@live.com
muito bom os esplicativos,muito bem resumido. é possível enviar por email essa apostila.
VERONICA DE SOUZA LIMA - 14/02/2011 23:23
amil1912@hotmail.com
Qual o primeiro passo para fazer uma maquete aplicando a NR-33?
sergio - 29/01/2011 10:56
gostaria de saber se em um silo de cimento no qual está desativado e já foi feito limpeza no interior do mesmo com todo monitoramento conforme norma ,é possivel adentrar no mesmo descaracterizando esapço confinado?mesmo utilizando exaustores e fazendo sua medição? quais os riscos que pode vir a ter?
RODRIGO DIAS - 08/01/2011 18:31
bravo_dias@yahoo.com.br
gostaria de saber qual gas que encontro em silio cm armazenamneto de polvilho,arroz e outro farelos do genero alimenticio . E se são inflamáveis????
Marco Antonio Pinto Balthazar - 17/12/2010 15:44
mbalthazar50@gmail.com.br
Prezado Munhoz, A algum tempo venho lendo as suas publicações e já as coloquei como referências bibliográficas em algumas apostilas que já confeccionei principalmente para meus alunos dos cursos de TST. Você está de parabéns e por favor, continue neste seu ideal. Coloco-me a disposição para qualquer troca de informações. At. MARCO BALTHAZAR (21) 8820-9900
Fernanda Letícia - 08/12/2010 10:52
nandinha_zx@hotmail.com
preciso das informaçoes do dimensionamento de espaço confinado, onde posso encontrar !? Grata.
joão - 06/12/2010 22:08
oliveira2181@yahoo.com.br
estou acompanhando uma escavação pra colocação de porticos a profundidade média é de 3m posso dizer que é um espaço confinado o q eu devo fazer pra evitar um imprevisto nesse caso.preciso muito dessa resposta.obrigado
LUIZ THOMAZ - 18/11/2010 14:51
totothomaz@hotmail.com
por favor, poderia me dizer qual a diferença entre espaço confinado para espaço restrito? peço a sua ajuda , grato pela atenção
MARCELO - 12/11/2010 09:52
marcelotstmi@oi.com.br
Assim como alguns técnicos de seguranaça minha duvida é, se posso ministrar treinamento de espaço confinado para os funcionários. Preciso de algum curso? Preciso de respostas urgentes por favor!!
João Marcos de Souza - 11/11/2010 10:41
Assim como alguns técnicos de seguranaça minha duvida é, se posso ministrar treinamento de espaço confinado para os funcionários. Preciso de algum curso!
Elbe Nardelle - 08/11/2010 09:08
elbenardelle@hotmail.com
Bom dia, Eu sou técnico em Segurança, e preciso ministrar o curso de Espaço confinado, como comprovar minha proficiencia na área, preciso de algum curso certificado? grato
Alvacir Vaine Orlandin - 02/11/2010 17:31
alvacir.orlandin@yahoo.com.br
no aguardo até hoje e nada
marcia - 27/10/2010 17:02
marciatstsouza@yahoo.com
Adorei sempre que posso, eu acesso e leio tudo que posso em seguranca do trabalho, estou cursando TST e apresentei um trabalho sobre espaco confinado. Parabens.
Delcio Alves - 22/10/2010 19:14
delcio.alves@bol.com.br
Excelente ,parabéns ! pelo resumo da apresentação IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO CONFINADO Acabei de formar agora em agosto de 2010 na escola Senac Bagé Rs. Vai ser de muita valia para mim... 1 Abraço
´vanessa maria de pinho ferreira - 22/10/2010 11:20
vanessapalmeirense22@hotmail.com
Gostaria de saber melhor sobre espaço confinado.
arnébia - 13/10/2010 20:29
arnebia16@hotmail.com
essa informação sobre o espaço confinado foi muito interessante pois serviu para enrriquecer os meus conhecimentos
IZAIAS DE SOUZA AGUIAR - 09/10/2010 14:03
Gostei muito deste artigo foi muito esclarecedor. Como podemos ver as atividades em Espaços Confinados são bastante ariscadas, mas se todas as medidas de segurança forem seguidas os riscos podem diminuir, é preciso muito treinamentos por parte ds EQUIPES e dos profissionais e muita atenção.
Adilson Ferreira - 29/09/2010 00:17
asf.biologo@hotmail.com
O que ainda estou com dúvida, e no que tange a parte de que não esta previsto para ocupação humana continua qual o tempo que se pode dar para esta cituação e não considerar espaço confinado
gilvan pereira - 19/09/2010 14:32
conhecer
silvia - 15/09/2010 10:07
silviahelena737@yahoo.com.br
Uma escavação de 12,00x4,00 com 4,00 m de profundidade pode ser considerado espaço confinado,mesmo sendo em céu aberto???O texto esclarece muito coisa mas não esse tipo de pergunta....
Márcio Roberto Costa de Carvalho - 07/09/2010 18:40
marciocarvalhomp@oi.com.br
Essa matéria que fala de espaço confinado, esta excelente.
Rejania Maria Santos - 04/09/2010 03:16
esse artigo estar simplismente maravilhoso, muito obrigada.
Marcos Santana - 24/08/2010 15:20
sannttanna@hotmail.com
Qual a diferença entre espaço confinado e espaço restrito.
FERNANDA ALVES FERREIRA - 10/08/2010 22:48
nanda.wilson@yahoo.com.br
OLÁ BOA NOITE! GOSTEI MUITO DE TODO O CONTEÚDO.ESTOU NO ULTIMO PERÍODO DO CURSO TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO! E MEU TCC SERÁ SOBRE ESPAÇO CONFINADO.POR FAVOR QUALQUER INSTRUÇÃO SERÁ MUITO BEM APROVEITADA.DESDE JÁ AGRADEÇO.
Karoline - 10/08/2010 18:12
karolineribeiro__@hotmail.com
Olá, gostei bastante da abordagem do assunto. abracos,
Americo Rabello - 03/08/2010 16:49
americo_rabello@hotmail.com
artigo simples, objetivo e de facil compreensão. Se tiver mais conteúdo gostaria de receber. muito bom
cleuton araujo - 27/07/2010 22:23
favor indicar o nome e fabricante de aparelhjo para medir ou fazer o teste atmosferico de um espaço confinado. obrigado
EDMILSON ROCHA RIBEIRO - 20/07/2010 09:23
dimikaio@hotmail.com
muito bom
antonio salim - 19/07/2010 10:13
sburihan@uol.com.br
trabalho em uma obra da petrobras, tudo que acho sobre espaço confinado, não relata sobre tunel especificamente. gostaria de informação sobre esse tipo de trabalho especifico.
Jussara - 13/07/2010 00:01
Gostaria de saber se existe uma lei ou norma que fala sobre estes cursos de instrutores, principalmente em espaços confinado e NR 10 e onde faz estes cursos e qual a diferença do curso de 40 horas para supervisor de entrada com este de instrutor.
Helio Olimpio Barreto - 09/07/2010 09:27
santoshelios@yahoo.com.br
Perfeito! Um texto conciso e esclarecedor!!
Flávio Nassur Espinosa - 08/07/2010 16:53
fnespinosa@terra.com.br
Parabéns. Você fez uma boa e concisa abordagem sobre o assunto.
Agerlan Santos da Silva - 08/07/2010 15:14
agerlansantos@yahoo.com.br
gostei muito das explicaçõe e esclarecimentos sobre assunto que é o ESPAÇO CONFINADO estou me formando neste ano como TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO e gostaria de estar sempre informado com participação que é este saite.
joão(estudante em espaço confinado) - 05/07/2010 23:10
paulinhojpjoaopaulo@hotmail.com
muito boa sua colocasão sobre espaço confindo, quando me forma vou ser melhor ou igual a vc. fica com deus.
jORGE pINTO jUNIOR - 26/06/2010 12:35
Boa iniciativa, Ajuda no entendimento sobre os riscos do trabalho nestes ambientes, alertando para que medidas de prevenção sejam tomadas. Entretanto, faltou informar sobre a existência da NR 33, que também aborda o assunto como entende o MTE. Houve algum motivo especial?
geovani alves - 14/06/2010 11:41
geovanigas@hotmail.com
um artigo rico em informações,o que faz dele uma boa referencia.
aladino monteiro chavinhas - 13/06/2010 09:52
aladino55@ig.com.br
boa esplanação de espaço confinado
eugenio - 15/05/2010 21:44
gostei muito do conteudo,estou me formando tec.em seg.do trabalho e gostaria de obter mais informações sobre espaço confinado. obrigado!!
Alvacir V. Orlandin - 15/05/2010 10:18
o técnico pode ministrar aula de espaço confinado sem ter o curso de nr- 40 ? o curso quando ministrado concerteza deve ter uma prova,para avaliação ou curso livre não é necessario ter prova, mas quando algus alunos são reprovados deve ter uma segunda prova para avaliação, e porque NR - 33 não fala especificamente que deve ministrar aulas de espaço confinado ? no aguardo
Marlon Souza Oliveira - 13/05/2010 16:45
Costaria de receber por email o texto das classificações de espaço confinado
DAVID ARAUJO - 28/04/2010 22:20
araujo.davidaraujosousa7@gmail.com
gostei muito da esplicacao sobre o asunto me esclareceu meu ponto de vista pois estou fazendo o curso de NR10 estavamos falando sobre espaco confinados.obrigado
ILSON - 27/04/2010 12:13
ILSON.SANTOS@COPEBRAS.COM.BR
GOSTEI MUITO DO CONTEUDO BEM PRATICO E EFICIENTE.SE POR ACASO TIVEREM FILMES DE ACIDENTES EM ESPAÇOS CONFINADOS POR FAVOR ME POIS ESTOU MONTANDO UM TREINAMENTO OBRIGADO.
Rejania Maria Santos - 19/04/2010 15:03
Rejania.santos@bol.com.br
Faço o curso de TST, estou fazendo um trabalho sobre espaço confinado, essa matéria é muitp boa, o conteúdo é claro e objetivo, muito obrigada
Ednalva Sampaio - 10/04/2010 19:07
nalvamandias@hotmail.com
O espaço confinado como foi citado é um local bem sucinto, onde só se faz necessario seu adentramento em casos de manutenção, limpeza etc.E o supervisor, vigia e o próprio técnico de segurança tem que ter maior prevenção e controle no que venha causar quaisquer riscos ou danos a saúde e a vida do colaborador.....
ronaldo adriano - 02/04/2010 15:51
gostaria de saber como melhor consultar assuntos referentes a Espaços confinados e especial referencial teorico.para relaização de um tarabalho escolar(TCC)
alessandro - 30/03/2010 19:33
sandropdm@yahoo.com.br
Show de bola, muito bom, estou me formando em técnico em segurança do trabalho, e estava procurando por este artigo, e me surpreendi com esse site, em poucas palavras diz muito.Meus parabéns.
mauricio miranda administrador e tecquinico de segurança do trabalho - 21/03/2010 20:32
gostei da forma que obordou o tema de espaço confinado é de uma maneira objetiva e simples para leigos e respossavel pela area para entender melhor os riscos parabens
Luciana Aparecida de Oliveira - 15/03/2010 19:58
Estou preparando um TCC sobre Espaço Confinado, gostei muito do artigo acima, mas gostaria de saber se vocês tem um modelo de TCC para me encaminhar. Fico no aguardo. Desde já obrigado
marcelo de oliveira - 15/03/2010 18:59
bombeirooliveira_fit@hotmail.com
sou estagiari de segurança do trabalho gostaria de saber se uma caixa d´agua é considerado um espoço confinado e porq ?? me de as definiçoes obrigado , aguardo um retorno
Genivaldo Glias da Silva - 09/03/2010 12:53
genivaldoelias.silva@bol.com.br
Gostaria de saber exatamente se além das atividades descritas na NR33.3.4.5, que devem ser execultadas pelo supervisor de entrada, o mesmos poderá execultar outras, pertinentes a sua profissão?
Genivaldo Glias da Silva - 09/03/2010 12:48
Gostaria de saber exatamente se além das atividades descritas na NR33.3.4.5 que devem se executadas pelo supervisor de entrada, o mesmos poderá executalas outras, pertinentes a sua profissão?
Genivaldo Glias da Silva - 09/03/2010 12:47
Gostaria de saber exatamente se além das atividades descritas na NR33.3.4.5 que devem se executadas pelo supervisor de entrada, o mesmos poderá executalas outras, pertinentes a sua profissão?
elizangela - 04/03/2010 15:45
elizangelavitoriabh@hotmail.com
Boa tarde,graças atecnologia podemos fazer nossos trabalho com segurança e temos tudo que nos procura,e muito bom o artigo vai ate me ajuda no trabalho que estou fazendo,nesse tema.....
elizangela - 04/03/2010 15:39
Boa tarde,muito bom mesmo queria que se puder me manda mais coisa falando dos espaços confinados,estou fazendo um trabalho sobre isso,desde ja agradeço.....
Carolina Pessutti - 03/03/2010 16:02
Hoje em dia graças a tecnologia a favor do colaborador, podemos fazer uma avaliação mais segura e confiável de trabalhos que sejam realizados em interação com Ambiente Confinados, além de Treinamentos e conscientizações de todos envolvidos existem modernas formas de monitorações dos mesmos, os profissionais de Segurança devem procurar sempre novas experiências e conhecemintos para estarmos juntos em busca de realizações de tarefas mais seguras de forma a promover sempre a segurança.
Emerson Cernach Faria - 22/02/2010 09:54
1- Tunel, pode ser considerado espaço confinado , conforme NR 33? 2- Armazem inflavel com insuflação de ar, e com equipamentos operando em seu interior , poder considerado espaço confinado? sds
Marcelle São Luís-Ma - 16/02/2010 17:46
ceinha@ibest.com.br
O espaço entre uma laje e o telhado é considerado espaço confinado? aguardo resposta de quem souber
Laudinei Lauro Francisco - 29/01/2010 11:47
A abertura de túnel de adução, que interliga montente e jusante, com 4,4 de largura e 4,6 de altura médio, com 500 metros já perfurado com explosivo é considerado como um Espaço Confinado pela NR 33.
Elidia Pereira de Oliveira - 27/01/2010 09:02
elidiainpa@hotmail.com
Sou técnica de segurança no trabalho, tenho vontade em fazer o curso da nr33 pois na minha região, n existe.
Manoel Neto - 19/01/2010 23:22
m_fneto@hotmail.com
Oque quer dizer IPVS?
Patricia - 17/01/2010 12:40
Peço orientação, se para realizar a limpeza de uma caixa d´água de 1000 litros é considerado espaço confinado? Por que?
Maurilio Fiúza - 05/01/2010 19:58
Maurilio@GMAIL.COM
Materia muito boa, porem muito repetitiva
Maurilio Fiúza - 05/01/2010 19:55
Maurilio@GMAIL.COM
Materia muito boa, porem muto repetitiva
Julliano Carneiro Mendonça - 29/12/2009 17:03
jullianocm@hotmail.com
Pessoal,eu sou téc. em segurança,e fiz o treinamento de supervisor de entrada em espaço confinado(40 horas),e estou habilitado a ministrar o curso para os trabalhadores autorizados(16 horas),tenho varios materiais sobre o assunto.que quizer é só enviar email.
Nelson dos Santos Neto - 22/12/2009 04:28
nelson.neto29@gmail.com
Lendo todos os comentários percebi que existem muitas pessoas com a seguinte dúvida. Quem está autorizado pela legislação a ministrar cursos de treinamento para trabalhadores para acesso em espaços confinados? Conforme a NR 33.3.5.7 Os instrutores designados pelo responsável técnico, devem possuir comprovada proficiência no assunto. Segue ainda, NR 33 Anexo III - Glossário. Proficiência: competência, aptidão, capacitação e habilidade aliadas à experiência.
Nelson dos Santos Neto - 22/12/2009 04:16
nelson.neto29@gmail.com
Em tempo, caso alguém neccesite de informações sobre Espaço Confinado pode me enviar email com a dúvida que se puder ajudo.
Nelson dos Santos Neto - 22/12/2009 04:13
nelson.neto29@gmail.com
Buenas João, a sua matéria foi de grande valia para mim, mas conforme alerta do Marcelo Ferreira em 02/11 ela peca em um aspecto, quando informa que no Brasil as normas permitem acesso com 18% de O². Na eu estava a procura de referência técnica no que diz respeito a faixa de concentração permissível para acessos a espaços confinados e acabei encontrando. Segue, NR 33 Anexo II Item 6. Oxigênio % O2 > 19,5% ou < 23,0 % . Grato
Evaldo césar de oliveira Aguiar - 11/12/2009 20:25
estou concluindo o curso de tecnico em segurança do trabalho pela escola Senai de cacoal - Ro e o meu artigo de conclusão de curso se refere a nr 33 portanto gostaria de receber por Email todas as novidades sobre ambiente confiandos. Grato
edilma brum - 07/12/2009 08:48
edilmabrum@gmail.com
gostaria de saber se vc tem material que fala sobre explosão em silo de armazenagem de grão estou fazendo um trabalho de conclusão de pós graduação em segurança do trabalho na UPF/RS fico no aguardo pela resposta
Alexandre Soares - 03/12/2009 15:45
alexandre_sesmt@hotmail.com
ola estou fazendo meu tcc e é sobre espaço confinado se vc tiver mais informações para mim eu lhe agradeço muito pq eus tou pesquisando e vendo quase tudo sobre o assunto so que achei meio vago o material que consegui e vc foi mais especifico ao explicar e tendo informações mais fundaveis na area bom espero resposta muito obrigado
Eduardo Frutuoso - 01/12/2009 11:43
eduardopereirafrutuoso@yahoo.com.br
Muito interesante e de ótima ajuda para o trabalho de TST.
Espedito Ricardo - 01/12/2009 10:22
EU ADOREI ESSA MATERIA UMA SUB ESTAÇÃO É CONSIDERADA UM ESPAÇO CONFINADO
Espedito Ricardo - 01/12/2009 10:19
espeditorsilva@gmail.com
EU ADOREI ESSA MATERIA UMA SUB ESTAÇÃO É CONSIDERADA UM ESPAÇO CONFINADO
Simone Neves - 30/11/2009 20:22
sysybruzaco@bol.com.br
Gostei muito do conteúdo, gostaria muito de mais alguma coisa sobre confinamento pois faço curso de tst e tenho um seminário dia 05/12 obrigada .
Marcos Garcia - 28/11/2009 23:24
marcos_o_garcia@yahoo.com.br
Gostaria de saber data e valor do curso de "identificação do espaço confindo"?
ronald voigt - 17/11/2009 13:54
ronald.voigt@terra.com.br
para seminário de segurança
Edjane - 03/11/2009 10:35
edjanetdboa@yahoo.com.br
não trbalho nesta àrea, mais já presenciei em uma parada da UPGN, e lendo este relatório percebi que era preciso mais fiscalizção para se cumprir as devida normas de segurança, devo frizar que o trabalho que não se trabalha com medidas preventivas de segurança é risco fatal. Manter as pessoas informadas de forma que chame a atenção, poderá evitar mais acidentes; Não só cartazes, planfetos, ou qualquer informativo escrito, mais videos que imprecione. Foi um prazer expressar o que penso, se eu estiver errada peço-lhe desculpas......
Marcelo Ferreira - 02/11/2009 15:54
macerreira@gmail.com
Realmente muito boa a matéria, somente pecou em um aspecto, quando diz que normas brasileiras permitem 18% de O2, um grande erro, CUIDADO se encontrou esta informação em alguma norma (ABNT) hoje temos a NR33 que sendo a mais atual em nosso país se fez necessário justamente por ser uma lei e nela encontramos o limite seguro de concentração de 02 entre 19,5% a 23% e se confiarmos nos 18% será um perigo enorme para a saúde e vida dos executantes o próprio medidor de gás irá apitar e sinalizar quando esta atingir os 19,5%. Obrigado!! Marcelo Ferreira Instrutor da NR-33
wendi gabriela - 27/10/2009 18:23
wendigabriela@bol.com.br
Gostaria que vocês comentase um pouco mais da osha 18001 versão 2007,para complementar mais,e o que ela tem haver com a nr33 espaço confinado????
Carlos - 27/10/2009 18:10
Gostaria de saber mais onde eu consigo informações fundamentadas sobre identificação > Classificação de espaço confinado. ( 1,2 e3 ou A,B e C). Tenho duvidas de localizar onde esta escrito isso. Vcs podem me auxiliar.
Manoel Carlos Barbosa - 10/10/2009 20:07
manoelcbarbosa@hotmail.com
gostaria de fazer o curso de espaço confinado,se puder informar onde ou contato de algum profissional/empresa na região sul -toledo ou cascavel, PR favor informar.
Reginaldo Borges da Fonseca - 06/10/2009 12:01
remobfonseca@yahoo.com.br
Mediante de todos o conhecimento ja implatando nesta nr 33 e muitos assuntos de informações e relatos ja prescritos, eu gostaria de incluir mais um item para os cuidados a serem realizados a todos que forem adrentarem a um espaço confinado, que alem de estarem aptos, e possuirem uma carteirinha dizendo que esta apto a entrar no ambiente, que antes da sua entrada, possa estar de poce de uma havaliação medica onde nesta avaliação conste que naquele exato momento passou por um profissional da area da medicina onde foi avaliado seu estado fisico e avaliação de sua pressào na quele momento, tal procedimento desta realização reforçara ainda mais as condiçoes de segurança ao trabalhador no espaço confinado, pois existem muitas trabalhos que são executados por trabalhadores, que aparentam estar bem, mas não estão, as vezes teve um anoite mal dormida, esta com algum problema de saude naquele momento e outras coisas a mais, entào eu apenas tenho isto a acrescentar, sabemos que muitos acidentes sào providos por negligencias e falta de treinamentos, mas se pudermos sercar por varios lugares para evitar qualquer situação de acidente, é impoprtante.. obrigado. tecnico de segurança e bombeiro
ANSELMO MESQUITA DE SOUZA - 04/10/2009 22:56
JESUS1967CRISTO@HOTMAIL.COM
o conteúdo deste assunto foi muito bom, pois nos dá uma noção do perigo que corremos ao adentrar um espaço confinado. caso tenha algum video ilustrativo de espaço confinado relacionado com a petrobrás ficarei muito grato se puder me enviar, e para apresentação de um tcc.
cacio livio dias da silva - 02/10/2009 17:49
caciolivio@gmail.com
muito boa essa materia, gostaria de saber o e-mail do autor pra poder ter mais conhecimento nessa área, que e a que pretendo fazer meu tcc. trabalho em ambientes confinados.
Sérgio Soares Damasceno - 29/09/2009 17:15
cmisoldar.sergiosd@gmail.com
ta ai
EUCLIDES FERREIRA LIMA NETO - 23/09/2009 15:06
euclidesjb@hotmail.com.br
será que todos os trabalhos em espaço confinado onde morreram os que foram informados foram corretamente avaliados as suas condições tanto na parte esplosiva como na falta de oxigênio nescessário para tal serviços.
EUCLIDES FERREIRA LIMA NETO - 23/09/2009 15:01
euclidesjb@hotmail.com
Creio que levando em consideração a falta de oxigênio no espaço confinado deveria sempre levar em consideração do funcionário fazer teste através de exames médicos para que tenhamos certeza de que o mesmo está capacitado para trabalhar em ambiente confinado.
Marcio Domingos de Oliveira - 14/08/2009 11:00
marciodiamantina@hotmail.com
Gostaria de saber quais os cursos e palestras o téc em seg do trab pode ministrar e se possivel videos e comentários sobre as quais
Marcio Domingos de Oliveira - 14/08/2009 10:56
marciodiamantina@hotmail.com
Gostaria de saber quais os cursos e palestras o téc em seg do trab pode ministrar e se possivel videos e comentários sobre ambiente confinado
Marcio Domingos de Oliveira - 14/08/2009 10:43
marciodiamantina@hotmail.com
Gostaria de saber quais os cursos e palestras o téc em seg do trab pode ministrar
Roberto Augusto da Silva - 14/07/2009 20:25
Favor esclarescer : Quem está autorizado pela legislação a ministrar cursos de treinamento para trabalhadores para acesso em espaços confinados?
Claudio Clair Chagas Carvalho - 21/06/2009 11:54
claudio.carvalho@petrobras.com.br
Gostaria de parabenizá-los pelo artigo acima. Foi de grande valia a leitura desse texto..pode esclarecer algumas dúvidas. A NR 33 avalia o Espaço Confinado de forma mais ampla, e não nos dá outra saída a não tratar todos os Espaço Confinados da mesma forma, sem levar em conta a particularidade de cada espaço. Gostatia, se possível obter o texto da NIOSH sobre Espaço Confinado. Parabéns !!
FRANCISCO AIRTON DE LEOOS - 18/06/2009 22:21
Paraben, por esse excelente trabalho apresentado, pois tirou as duvidas de muitos profissionais da area de seguranca do trabalho. e de todos demais que se submete a esse tipo de servico. na medida do possivel mim envi material para trabalho. ( pois faco c. tec.seg.do trabalho) OBRIGADO.
rogerio - 12/06/2009 15:37
willrgk@gmail.com
gostaria de saber mais informações a respeito da função do vigia em espaços confinados.
JAIME BATISTA - 08/06/2009 17:26
jaime.tst@hotmail.com
Muito boa sua introdução, como tbm. importante as definições dos espaços confinados, coisas que muita gente acredita que só existe uma classe. Parabéns. Gostaria se possivel enviar-me treinamento de Espaço Confinado(powerpoint)
Jambres - 04/06/2009 11:04
jambres.seg@comsapi.com.br
Atrevés desta informações eu pude esclarecer duvidas para a equipe que trabalho.
Marcos Roberto Costa - 02/06/2009 11:13
marcos@revanpinturas.com.br
muito bom esse material se todos percebecem a importância de indentificar um ambiemte confinado antes de iniciar a atividade seria menos desagradavel as noticias parabens a todos!
Elisabeth - 06/05/2009 12:33
beth@prestacon.com
Otimo
Oneres Abreu da Silva - 27/04/2009 10:18
oneres@luzville.com.br
Gostaria de saber,quem pode ministrar este curso,e qual a lei que afirma. o sesmt,da empresa pode ministrar atraves de seus tst.
Marcia - 21/04/2009 15:09
Gostaria que me enviasse imagens ou videos de acidentes em espaços confinados, para que eu possa, demonstrar a minha equipe de trabalho como alerta.
Marcia Rocha - 21/04/2009 15:04
sarmento.marcia@hotmail.com
Marcia Tenho um ambiente reservado para jateamento de granalha, onde o jatista usa equipamento de ar mandado. Gostaria de saber se este ambiente é considerado confinado, uma vez que, ele tem ar suficiente e a área é aberta logo que conclui o serviço?
Mauro - 30/03/2009 16:06
tenho uma área reservada para realização de jateamento abrasivo, utilziamos sinter bool, uma sala fechada, com exaustor e o jatista usa equipamento de ar mandado, devo classificar este local como ambiente confinado, conforme NR 33?
Marcelo Costa - 13/03/2009 08:21
marcelocosta5@yahoo.com.br
Muito boa ,porém fiquei na duvida pois segundo a NR33 no Brasil o limite de oxigênio aceitavel é de 19,5% a 23% não 18% como foi escrito no artigo.
Cybelle Alves - 10/03/2009 10:49
cybellealves@hotmail.com
É de suma importância para nós estudantes do curso de tec. de segurança artigo como este.Estou pensando em fzer meu tcc abordando este tema e peço a vc que se possível mim mande mas artigos para me ajudar pois não sei nem por onde começar... Grata pela atenção,Cybelle Alves.
Alves, Clemente - 09/03/2009 15:25
clementtabat@yahoo.com.br
Muito interessante e de muito valor. Tenho absoluta certeza que este artigo será de uma grande importância para pessoas como eu, que tenho de cada vez conhecer Mais.
diego - 27/02/2009 20:48
diego_vb_@hotmail.com
muito bom
Glauco Marques - 30/01/2009 13:38
Gemarques499@hotmail.com
RETIFICANDO E-MAIL.....
Glauco Marques - 30/01/2009 13:38
gemarques@hotmail.com
Interessantíssimo o artigo. Fui questionado quanto à responsabilidade do Treinamento de Espaços Confinados, o Tec de Segurança, treinado, pode repassar tal treinamento? se não...de quem seria essa responsabilidade? Grato
Jucilande Pereira de Jesus - 29/01/2009 10:18
gil_lande@yahoo.com.br
Quero saber se é requisito legal incluir o oximetro para medir a oxigenação do sangue dos profissionais que irão realizar trabalho em espaço confinados.
Reinaldo - 23/01/2009 07:36
augustus_orlandus@hotmail.com
Bom dia ! Artigo excelente. Sou téc. Seg. Trabalho e informações desse nível, é muito importante. Se puder enviar mais material - agradeço. Obrigado.
flavia - 22/01/2009 22:20
Artigo muito bom. Estou fazendo tcc sobre espaço confinado como trabalhar c segurança, se for possivel me mande outro artigos sobre espaços confinados. Dsde ja obrigada
Carlos Cabral de Araujo - 19/12/2008 08:26
cca1@oi.com.br
Achei um artigo simples mas de grande valia para palestras em sipat, cipa , DDS , de facil compreenção e muito util, quero parabenizar o autor
Claudio Clair Chagas Carvalho - 18/12/2008 14:42
claudio.carvalho@petrobras.com.br
Prezados.. Gostaria de parabenizá-los pelo artigo. Gostaria de saber onde posso obter um modelo de relatório para espeço confinado. grato.
francisco cipriano pereira junior - 31/10/2008 23:04
junior_@hotmail.com
parabemns pela palestra no Inaci foi muito legal.
Rafael - 15/10/2008 13:51
tecseg1@pop.com.br
Resumo - Espaço confinado
José Maurício Vido - 26/09/2008 20:25
QUEM PODE MINISTRAR O CURSO DE ESPAÇO CONFINADO? O TÉCNICO DE SEGURANÇA COM DOMÍNIO DOS INSTRUMENTOS PODE?
Laura Lima - 26/09/2008 15:32
Gostei muito desse artigo. Agora, gostaria de ver algo relacionado com Atividades e operações perigosas. (nr16).
Altemar Molina - 24/09/2008 11:05
Como e onde encontrar o aparelho para medir a pressão atmosférica para trabalho em espaços confinados. Atenciosamente. Altemar Molina
Gerlado Magela Vilela - 16/09/2008 12:35
Favor esclarescer : Quem está autorizado pela legislação a ministrar cursos de treinamento para trabalhadores para acesso em espaços confinados?
Benedito César - 30/08/2008 10:05
O artigo está muito bom e esclareceu algumas duvidas, gostaria de saber se há outros artigos sobre espaço confinado, pois vou precisar, estou concluindo curso de Tec. Seg. Trab e vou apresentar um projeto sobre este tema e preciso conhecer mais sobre este assunto. Me mande se posível for outros artigos sobre esta matéria. Grato, gratíssimo. Benedito César
José Valnei Ribas da Silva - 21/07/2008 12:44
Muito bom artigo. Seria possível citar a fonte do numero de obtos nos estados unidos? Grato
Marcos Paulo - 01/07/2008 11:27
Muito boas as informações contidas no referido artigo.
claudia cardoso reis - 03/06/2008 13:45
oi estou cursando tecnico de enfermagem do trabalho e estou estudando sob espaço confinado gostaria de saber mais sobre assunto ,por que esta muito resumido a materia ,tb fiquei sabendo que na nr33 saiu a nova regularmentação sobre o assunto desde já agradeço pela atenção ,se puder me ajudar .claudia
fernanda - 05/03/2008 22:17
MUITO INFORMATIVO E OBJETIVO. EU GOSTARIA DE SABER DE UMA ESCALA DE LIMITE DE TOLERANCIA AO SER HUMANO DE GASES P LIBERAÇÃO DE ESPAÇO CONFINADO, COMO H2S, CO,CO2,H2,O2,LIE, OBRIGADO!!!
Robson Marques da Silva - 14/01/2008 09:56
Gostei foi bem objetivo e passou alguns dados interessantes,mais, gostaria de um comentario especifico para locais de armazenamento de água potavel:caixas d"agua,cisternas e castelos

João A. Munhoz

Artigos


 
Copyright © 2014 CP Soluções em Prevenção. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular

 

TREINAMENTOS
Veja aqui

PALESTRAS
Veja aqui

SIPAT
Veja aqui

ARTIGOS
Leia aqui

Leia textos e artigos sobre Segurança do Trabalho, escritos pelos melhores profissionais do país!


Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?

Adicione aos favoritos
Adicionar

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email: