Nosso Canal no Youtube
Veja nossos vídeos

Artigo: Treinar ou só formalizar?
Leia aqui

Artigo: 15 Mandamentos do Técnico de Segurança do Trabalho
Download aqui

PARA PENSAR


Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.

Deuteronômio: Capítulo 22, versículo 8


GOSTOU DO SITE?
Clique aqui
Se você gostou do nosso site indique para um amigo.

CIPA - PLANEJANDO MAIS, REALIZANDO MAIS
Alterar tamanho da fonte: A+ | a-

Muitas são as causas e razões que dificultam o trabalho da CIPA e infelizmente os resultados desta dificuldade são o sofrimento dos trabalhadores e ao mesmo tempo a geração de custos a serem arcados pelas empresas e pela sociedade como um todo.

Por isso é importante que estejamos sempre buscando entender como podemos melhorar a atuação da CIPA e este processo de entendimento deve ser objeto de debate nas proprias reuniões onde a busca não apenas da  eficiencia(1) mas com determinação da eficacia(2) devem ser tratadas de forma séria e aberta. 

É interessante citar que na própria Norma Regulamentadora 5 existe um item que define que a CIPA deve ter um programa de trabalho. Com certeza quem definiu esta necessidade e obrigação tinha consciencia da necessidade de organizar a atuação da CIPA evitando assim a dispersão de esforços e a perda de foco. Infelizmente são poucas as CIPA que cumprem este item da Norma e com certeza este é um dos fatores que contribuem para gestões com muitos problemas. Se não sabemos para onde queremos ir quais são as nossas prioridades teremos mais dificuldade para chegarmos ao nosso objetivo.

Ao mesmo tempo acontece casos de CIPA onde o plano de trabalho existe mas a prioridades que estão nele na verdade não representam os anseios dos trabalhadores – ocorre então uma erro de foco. É importante que a CIPA jamais deixei de ouvir a base e que as decisões sejam tomadas na direção do anseio daqueles que serão as maiores beneficiados com as melhorias obtidas. 

Um bom plano de trabalho para a CIPA passa necessariamente pela análise feita em pelo menos pela ideia do que podemos fazer durante esta gestão para que a atuação da CIPA seja melhor  o que deve incluir as formas como a CIPA atuará para que os anseios de necessidades dos trabalhadores sejam inseridos nos seus objetivos.

Atuando de forma seria e organizada aumentamos as posisbilidades que a CIPA seja mais atuante e suas atividades alcancem o objetivo.

Cosmo Palasio de Moraes Jr

(1)EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

(2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz.

Divulgação e reprodução autorizadas desde que mencionado o autor e a fonte.


Cosmo Palasio de Moraes Jr.

Artigos


 
Copyright © 2014 CP Soluções em Prevenção. Todos os direitos reservados.
Website desenvolvido com tecnologia Super Modular

 

TREINAMENTOS
Veja aqui

PALESTRAS
Veja aqui

SIPAT
Veja aqui

ARTIGOS
Leia aqui

Leia textos e artigos sobre Segurança do Trabalho, escritos pelos melhores profissionais do país!


Clientes
Login:
Senha: 
Esqueceu a Senha ?

Adicione aos favoritos
Adicionar

Informações
Desejo receber informações e novidades por e-mail.
Nome:
Email: